top of page
  • Foto do escritormarketing7752

Frequências UHF e VHF: o que são e quais são as diferenças?

Para uma comunicação eficaz e de qualidade ocorrer pelos dispositivos de rádio são necessárias frequências operacionais para transmitir o sinal. E os sistemas mais utilizados são os de UHF e VHF.


Neste artigo você vai entender melhor sobre esse assunto e descobrir quais as diferenças entre essas frequências. Além disso, vai saber qual a melhor para seu determinado uso.


O que são frequências de rádio?


As frequências de rádio são um sistema para a conexão do sinal de um locutor para o receptor. Assim, a comunicação é transmitida por ondas, sem a necessidade de fios, devido a essa operação.


A captação e transmissão de sinais é feita pelas frequências, independente se é UHF ou VHF, o processo é o mesmo, apesar dessas bandas atuarem de maneiras diferentes.


Bandas de frequência


Muitas das pessoas que utilizam sistemas de rádios, nem conhecem as bandas de frequência que estão operando, por isso têm dificuldades com os aparelhos. Em vista disso, é essencial conhecer essa tecnologia, para assim escolher a melhor opção que vai atender às suas necessidades.


As bandas de frequência mais operadas são a UHF e VHF. Cada sistema possui uma função e execução diferentes.


Frequência UHF: o que é e principais características


O nome UHF é uma sigla para “Ultra High Frequency”, que em português significa Frequência Ultra Alta. Esse sistema produz uma faixa de sinais de radiofrequência que variam de 300 MHz até 3 GHz.


Essa frequência é encarregada pelos sinais nos canais de televisão. A UHF é mais recomendada para centros urbanos, pois sua transmissão é capaz de penetrar em espaços físicos, como prédios, casas, pontes, ou seja, é ideal para as construções das cidades.


Frequência VHF: o que é e principais características


A frequência VHF vem do termo em inglês, “Very High Frequency”, que traduzido para o português é Frequência Muito Alta. Essa banda distribui radiofrequências de 30 até 300 MHz.

Um exemplo desse sistema na comunicação são as rádios FM, além dessa frequência ser muito utilizada em conexões marítimas e aéreas. Essa faixa atua melhor em longas distâncias e espaços abertos, como campos e zonas rurais, devido à estrutura da sua onda.


Diferenças entre UHF e VHF


Os sistemas dessas bandas detém características próprias que os diferenciam entre si. As ondas são um exemplo, as da UHF são menores, mas com uma frequência maior, mais propensas a ultrapassar barreiras sólidas, mas com um alcance menor. Já as de VHF são ondas maiores, ideais para longas distâncias.


Uma outra diferença a ser pontuada é a bateria, a VHF possui uma carga mais útil do que a UHF, por causa da maior frequência da banda. E os preços também alteram dependendo de qual você prefere, a UHF possui um custo maior do que a VHF.


Qual a melhor frequência: UHF ou VHF?


Essa pergunta não tem uma resposta exata, pois depende muito da sua necessidade com o aparelho. Cada frequência possui suas qualificações e considerações, ambas têm um bom desempenho, mas não nas mesmas condições.


Então, a melhor banda varia de acordo com a sua finalidade. Cabe a você decidir a opção que se encaixa com a transmissão utilizada. Para isso, é preciso analisar o local, a situação, a distância, a qualidade e outros fatores que interferem na frequência.


Como escolher entre UHF e VHF


Como foi explicado, as frequências UHF e VHF possuem utilidades diferentes, são bandas com propostas distintas. Suas diferenças as tornam singulares e específicas para uma comunicação.


Vamos facilitar essa escolha para você, com alguns questionamentos vai ficar mais claro qual faixa é a melhor para te atender.


Considere o local onde você irá usar o rádio


Se você vai utilizar o rádio em um lugar mais afastado da cidade, com espaços amplos, e com um grande intervalo de espaço entre os transmissores, o VHF é a escolha ideal. Fazendas, hotéis na natureza e agronegócios podem se beneficiar muito com o uso dessa faixa.


Já o UHF é mais indicado para área urbana, essa frequência desempenha um ótimo papel em regiões metropolitanas. Essa banda oferece uma comunicação sem interferências e com muita qualidade, um sinal que pode ir de uma empresa a outra em um centro comercial, independente dos obstáculos.


Analise as características de cada frequência


Considere o que você busca para sua comunicação. As características de cada banda são voltadas para aplicações diferentes. Então, tenha atenção no seu principal objetivo e se ele corresponde a frequência.


Não escolha apenas pelo preço, o equipamento deve acompanhar uma frequência equivalente para executar um bom trabalho.


Se precisar, peça ajuda a profissionais que entendem do assunto


O assunto da radiofrequência pode ser um pouco complicado para algumas pessoas. Não hesite em procurar ajuda profissional para tomar a decisão certa. São muitas opções, com vários detalhes, que podem nos confundir.


Você merece ter uma comunicação de alta qualidade independente de qual seja a sua necessidade. O Grupo Ferrante está sempre à disposição para te auxiliar da melhor maneira possível!


Conte com o Grupo Ferrante para escolher o melhor rádio


Com atendimento em todo Brasil, nossa missão é promover mais conexão entre negócios e pessoas, para manter a proximidade mesmo de longe, e oferecer a você o mais completo serviço de comunicação.


Nós, do Grupo Ferrante, estamos há mais de dezesseis anos transformando a maneira de nos comunicarmos. Os rádios são essenciais nessa mudança, com a segurança e eficiência que entregam, sua empresa pode se beneficiar de muitas qualidades no serviço.


Conte conosco para escolher o rádio que melhor te atende! Uma equipe preparada e de confiança pronta para te ajudar na sua decisão.



2.143 visualizações0 comentário
bottom of page