• marketing7752

Uso de rádios em eventos: como o dispositivo pode ajudar


Organizar um evento, por menor e mais simples que seja, não é tarefa fácil. É preciso pensar em vários detalhes para que tudo aconteça como o planejado.


Além da data, local e atrações, um ponto que merece atenção durante essa etapa de organização de um show, evento corporativo, festa, congresso, seminário ou outro tipo de evento é a qualidade da comunicação entre a equipe de planejamento e a responsável pela segurança do local. Para evitar contratempos e solucionar problemas de forma ágil, é necessário que a troca de informações entre eles seja eficaz, clara e dinâmica.


Mas, ao contrário do que muitos imaginam e apesar de serem mais usados, os celulares não são a melhor opção nessas ocasiões. Nesse caso, os radiocomunicadores se destacam pela qualidade do sinal, estabilidade e clareza na comunicação.


Neste artigo, mostraremos porque o aparelho é importante e como os rádios podem ajudar em eventos. Acompanhe!

Rádios em eventos: por que eles são importantes?

Assim como em ambientes corporativos, a organização de um evento exige a cooperação de muitos profissionais, divididos em funções diferentes. São esses grupos os responsáveis por fazerem o show, o seminário, a festa ou workshop acontecer. No entanto, para isso ser possível, é necessário que todas as equipes estejam bem alinhadas e conectadas, não apenas durante o planejamento, mas em todo o evento. Assim, é possível controlar o que acontece ao longo do evento e orientar a equipe para que tudo ocorra conforme o planejado.


Os rádios, por sua vez, exercem um papel fundamental, pois permitem uma comunicação instantânea entre pessoas e a integração de grupos de trabalho. Isso significa que os profissionais responsáveis pela iluminação de um show, por exemplo, podem se manter conectados com a equipe de planejamento no caso de dúvidas ou emergências.


A instantaneidade das mensagens é outro ponto alto do sistema de comunicação via rádio. Graças a ela, urgências, imprevistos e outros problemas podem ser resolvidos em tempo hábil e com a descrição necessária. Isso, inclusive, reflete a credibilidade e profissionalismo dos colaboradores em situações como essas.

Vantagens dos rádios para eventos

O sucesso de um evento é resultado de um bom planejamento aliado a uma comunicação eficiente. Em shows e festas, os rádios podem ajudar em diferentes momentos e de diversas maneiras. Nos tópicos a seguir, mostramos as principais vantagens oferecidas pelo dispositivo nesse setor.

Comunicação instantânea

Por mais que um evento seja bem-planejado, imprevistos sempre podem acontecer. Desde o atraso de um palestrante até um problema na fila de entrada, são situações que devem ser resolvidas com discrição e, principalmente, agilidade. Assim, uma comunicação dinâmica, nesses momentos, faz toda a diferença e ajuda na tomada rápida de ações.


Com o aparelho, a troca de informações entre equipes acontece instantaneamente, com apenas o acionamento de um botão, por meio da tecnologia Push-to-Talk (PTT). Ao apertá-lo, um profissional responsável pela segurança, por exemplo, pode contactar direto e de forma instantânea, à equipe de organização para resolver os contratempos na entrada do evento. Essa simplicidade torna a comunicação entre os colaboradores muito mais dinâmica e eficiente.

Melhor gestão da equipe

Como dissemos, a organização de um evento exige a colaboração de muitas pessoas. Gerir esses profissionais, no entanto, não é tarefa fácil, principalmente se pensarmos que cada um exerce uma função e que o trabalho de todos é fundamental para que o seminário, o show ou workshop aconteça como o planejado.


Mas, quando se tem um dispositivo que permite uma comunicação clara, ágil e imediata, delegar tarefas se torna muito mais fácil. Ao investir na troca de informações via rádio, é possível se manter conectado com toda a equipe, antes, durante e após o evento e, assim, resolver situações que exigem respostas rápidas. Além disso, no caso de emergências, por estarem conectados, os grupos conseguem se ajudar para buscar soluções o mais rápido possível.

Eficiente em situações de urgência

Em diversos momentos, a organização e realização de um evento são marcadas pelo senso de urgência. Nessas situações, manter um canal de comunicação eficiente entre as equipes é fundamental para a tomada rápida de ações, o que se adquire com o uso de radiocomunicadores.


O equipamento tem se mostrado ideal para circunstâncias críticas, em que a troca de informações deve ser precisa, ágil e sem falhas. Não à toa, ele se tornou a principal ferramenta de comunicação dos profissionais que atuam na linha de frente, como policiais, socorristas e bombeiros. São atividades em que uma simples falha nesse processo pode custar caro.


Nas situações de urgência em eventos, é possível comunicar prontamente a equipe responsável por solucionar o problema, além de manter a discrição do ocorrido.

Uso dos rádios pela equipe de segurança em eventos

É muito comum em shows, conferências corporativas e outros eventos grandes, ver profissionais da equipe de segurança usando rádios para se comunicar entre si. A função da ferramenta em atividades como essas não é muito diferente do que mostramos ao longo do texto, o objetivo é contribuir para que o ambiente e os participantes permaneçam seguras durante todo o evento.


O uso do equipamento pelos profissionais permite que eles tenham acesso facilitado às demais equipes, principalmente aos líderes de cada setor sem ter a necessidade de deixar seu posto. Além disso, em casos que apresentem riscos às pessoas presentes no local, eles podem agir prontamente pela troca de informação imediata entre todos do grupo. Pelo dispositivo, eles podem solicitar ajuda, inclusive, da polícia, bombeiros e socorristas.


A ferramenta também oferece aos profissionais:


  • Ligações com alcance maior.

  • Sinal estável.

  • Áudio claro, livre de ruídos.

  • Durabilidade da bateria.

  • Evita distrações e mantêm a equipe concentrada.

  • Discrição ao se comunicarem.

Encontre o rádio ideal para eventos no Grupo Ferrante

Como você pôde ver, o sucesso de um evento está ligado, diretamente, à qualidade e eficiência da comunicação entre as equipes responsáveis pela organização e demais funções. Nesse sentido, os rádios podem ajudar muito e permitir que tudo saia conforme o planejado.


No Grupo Ferrante, além da opção de compra, oferecemos o aluguel dos radiocomunicadores para pessoas físicas e empresas de diversos segmentos, inclusive, de eventos. Essa é uma forma de economizar e, ainda assim, manter os colaboradores conectados durante o horário de trabalho.


Entre em contato conosco e ofereça o melhor da radiocomunicação para seu time de funcionários.


0 visualização0 comentário
whatsapp-logo-1.png