top of page
  • Foto do escritormarketing7752

Teste operacional: o que são e como funcionam?

O teste operacional é fundamental para identificar qualquer erro antes de colocar as máquinas para rodarem. Além disso, os clientes podem ver na prática como nossos produtos se comportam no dia a dia.


Esse tipo de teste normalmente acontece em “chão de fabrica”, conhecido como o local em que ficam os funcionários e máquinas que de fato produzem os produtos de uma indústria.


No chão de fábrica, é onde se encontra a linha de produção e as equipes que transformam as matérias-primas em produtos semiacabados e acabados.


Neste artigo, você vai entender um pouco mais como funciona um dos outros sete serviços que o Grupo Ferrante oferece, vamos lá?


O que é um teste operacional?


Esse processo é caracterizado pela condução dos administradores no ambiente final onde o software ou produto é produzido. A falta de testes pode causar vários prejuízos para o próprio cliente, pois a grande chances de na prática o produto possuir problemas ou erros que não atendem as necessidades do cliente.


Como funciona um sistema de teste?


Um exemplo de sistema de testes é o Manufacturing Execution Systems (Sistema MES) focado exclusivamente nos processos de indústria. Essa tecnologia é focada em processos ligados à gestão e ao chão de fábrica.


Basicamente, essa tecnologia controla e monitora os processos nas fábricas, a partir de relatórios em tempo real para fazer essa organização. Todo o processo busca redução de custos, melhora na gestão do estoque, redução de resíduos e máxima eficiência.


O sistema MES também se integra ao ERP (Enterprise Resource Planning, em livre tradução sistema de gestão integrado) e outros sistemas utilizados para auxiliar na sincronização das tarefas e permitir a tomada de decisões estratégicas.


Quantos e quais são os níveis de teste?


Existem 7 níveis de teste: unidade, aceitação, regressão, integração, sistemas, segurança e instalação/desinstalação. Vamos te explicar sobre eles abaixo, se liga!


Teste de Unidade


O primeiro deles é utilizado e fornece valores válidos ou inválidos, verificando se o retorno foi de acordo com o esperado. Nesse momento é isolado a parte que está dando erro para que não seja preciso depender do restante do sistema.


Teste de Aceitação


O objetivo desse teste é executar o sistema sob o ponto de vista do usuário final. Nesse sentido, após a avaliação do cliente ele relata se o aparelho ou sistema vai suprir as suas necessidades.


Teste de Regressão


O teste de regressão, como o próprio nome já diz, busca voltar ao produto ou sistema após algum erro, causados em partes do sistema que estavam funcionando antes que tais modificações fossem feitas.


Teste de Integração


Esses testes são integrados com outros e testados em grupo e executados para assegurar que os componentes no modelo de implementação operem adequadamente no uso e em busca de detectar erros.


Teste de Sistemas


Outro tipo de teste que merece relevância é o teste de sistema que verifica se os componentes são compatíveis e interagem entre si corretamente. Seu planejamento é feito por uma equipe de testes. Um teste padrão usado para quando o aparelho ou sistema está funcionando como um todo.


Testes de Segurança


Os testes de segurança consistem em encontrar brechas, vulnerabilidades, ameaças, riscos que possam causar um grande prejuízo à empresa, ele também pode ser usado em diversos tipos de perfis e permissões.


O teste do sistema também pode satisfazer requisitos ou padrões legais e regulatórios. Esse tipo de testagem é o mais comum de se implantar, pois simula a experiência do usuário. São importantes, pois são os testes mais próximos do que o usuário vai encontrar ao utilizar a aplicação.


Testes de Instalação/Desinstalação


Sua utilização é feita para verificar se o sistema será instalado e desinstalado completamente, parcialmente, ou atualizado corretamente em diferentes sistemas ou produtos operacionais.


Porque ter um sistema de testes?


Quando um produto ou serviço é entregue sem testes, ele pode causar um grande problema entre o cliente e para a empresa contratada. Assim, quando o cliente não está satisfeito com a entrega do produto, as chances de contratação para outras demandas é baixa ou até mesmo nula.


De acordo com um relatório da Frost & Sullivan (empresa americana de consultoria de negócios) em parceria com a NICE Latin America aponta que 95% dos consumidores concordam que a experiência do cliente é fundamental.


Além disso, 86% dos consumidores dizem que estão dispostos a pagar mais por uma grande experiência.


Então, investir em um sistema de testes também é sinônimo de fidelizar um cliente e provavalmente ampliar a sua base de clientes devido a um bom serviço.

Cargos operacionais


Um cargo operacional executa um vasto número de tarefas, normalmente são tarefas técnicas e envolve operações mais práticas dentro da empresa, como a produção de bens. Porque os testes envolvem exercícios práticos, enfatizando o assunto de um certo nicho e identificando os pontos que precisam de revisão.


O setor operacional é aquele que lida com o fazer da empresa. Por isso, são pessoas especializadas na sua área de formação e possuem paciência para realização de testes até chegar ao que o cliente precisa.


Teste Operacional no Grupo Ferrante


O Grupo Ferrante é uma companhia especializada em conectividade, que são a chave para uma comunicação clara e efetiva.


Prover soluções de comunicação unificadas com excelência é a nossa missão com aparelhos licenciados e homologados, optar por radiocomunicadores, LTE, wi-fi que vão na contramão dessa ideia pode prover riscos à saúde.


O Grupo Ferrante oferece sistemas de testes operacionais no "chão de fábrica", através dos quais os nossos clientes têm oportunidades de testar, por determinado período de tempo, como os nossos produtos se comportam no dia a dia da empresa e como podem contribuir para o melhor desempenho da organização, propiciando agilização e segurança, com ganho de produtividade e de lucros.


Entre em contato conosco para garantir dinamismo e segurança para as operações dentro da sua empresa, lembre-se: atendemos em todo o Brasil!


261 visualizações0 comentário
bottom of page