• marketing7752

Soluções tecnológicas para o agronegócio: quais são e como elas podem ajudar o produtor rural

Se há um consenso entre os produtores rurais e todos os profissionais que atuam na cadeia do agronegócio é que a tecnologia trouxe mudanças significativas para o setor. Hoje, graças aos recursos tecnológicos implementados no campo, o agricultor já consegue, por exemplo, aumentar a produtividade, reduzir as perdas das plantações, monitorar suas lavouras de forma mais efetiva e aumentar a sustentabilidade.


Se atualmente os produtores rurais têm a capacidade de fazer previsões mais precisas sobre seus cultivos e automatizar alguns processos operacionais, é porque a tecnologia permite. No entanto, para obter esses resultados, é necessário saber escolher as ferramentas certas que atenda às suas necessidades e objetivos no campo.


Neste artigo, mostraremos quais soluções tecnológicas para o agronegócio podem te ajudar a alcançar resultados mais sustentáveis e assertivos na sua fazenda. Também falaremos sobre as vantagens de implementá-las para otimizar a gestão, produção e processos na sua plantação. Acompanhe!


O que as soluções tecnológicas proporcionam ao produtor rural?

A tecnologia tem um papel importante no setor do agronegócio. Não à toa, o Brasil é considerado uma referência em aplicações de ferramentas que ajudam o produtor rural a obter resultados melhores em suas lavouras, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


Assim, podemos dizer que com essas soluções, os velhos cadernos de anotações e as incontáveis horas de cálculos para análises e avaliações da cultura deram lugar à precisão das informações e produtividade no campo. Confira, nos tópicos a seguir, quais outras vantagens elas proporcionam ao agricultor e seus negócios


Agilidade nos processos

Agilidade é essencial para quem trabalha no campo. Afinal, a colheita não pode esperar, nem mesmo a entrega do que foi colhido. Um dia de atraso pode causar danos à produção e, consequentemente, prejuízos ao negócio.


Assim, se a ideia é não atrasar, significa que é necessário recorrer aos recursos que ajudem a garantir agilidade nos processos da produção agropecuária. Com o acesso à internet, por exemplo, é possível automatizar certos procedimentos por meio da integração com as máquinas, sistematização de controles e monitoramento de dados.


Ao colher informações mais precisas sobre a cultura, a tomada de decisões se torna muito mais fácil.


Redução de custos

Ao aliar-se à tecnologia para realização das atividades agrícolas, é possível ser mais preciso nas decisões, nas ações e evitar investimentos desnecessários.


O uso de soluções digitais para controle de estoque pode, por exemplo, evitar compras emergenciais, além de possibilitar a negociação de melhores preços e condições de pagamento. A automação, outro recurso muito utilizado, auxilia na redução de processos repetitivos, na diminuição da burocracia de outros e de retrabalho, o que, consequentemente, reduz custos.


Além das condições de estoque, as ferramentas tecnológicas podem reduzir os gastos com:

  • Manutenções.

  • Intermediários de produção (energia elétrica, água e outros).

  • Mão de obra.

  • Maquinários.

  • Outros.

Produtividade

O aumento da produtividade é outra vantagem oferecida ao produtor rural que investe em tecnologia para o campo. Com os processos aperfeiçoados e ágeis, certamente haverá um ganho de produção ao longo do tempo.


A utilização dessas ferramentas permite, por exemplo, que as atividades da lavoura sejam realizadas com maior agilidade para estar sempre saudável e pronta para a colheita.


Dessa forma, para o negócio, a ampliação do potencial produtivo faz muita diferença, pois aumenta a rentabilidade da fazenda e a deixa um passo à frente dos concorrentes.

Soluções tecnológicas eficientes para o agronegócio

Como vimos, o investimento em soluções tecnológicas é fundamental para o agronegócio, pois otimiza processos, reduz custos, aumenta a produtividade e garante resultados muito melhores.


Mas quais são esses recursos, afinal? Abaixo, listamos cinco ferramentas que consideramos indispensáveis no campo. Todos, inclusive, fazem parte do que chamamos de agricultura de precisão, sobre a qual já falamos em um artigo.Clique aqui para conferir.

1 visualização0 comentário
whatsapp-logo-1.png