• marketing7752

Ruídos no ambiente de trabalho: quais os impactos na saúde dos colaboradores e como protegê-los

Em certas atividades profissionais, como em oficinas, fábricas, usinas e construções civis, é comum que os trabalhadores lidem com a exposição constante a sons altos durante suas jornadas de trabalho.


Em alguns casos, eles lidam com a poluição sonora sem a proteção necessária recomendada pelas autoridades de saúde e segurança do trabalho.


No entanto, ações como essas podem causar danos irreparáveis à saúde dos colaboradores. As empresas também são prejudicadas, uma vez que precisam arcar com os custos causados pelas doenças ocupacionais.


Neste artigo, vamos mostrar quais os níveis de ruído são permitidos em um ambiente de trabalho, a importância de proteger a audição dos seus funcionários. O Grupo Ferrante pode te ajudar com acessórios muito modernos.


Leis trabalhistas e normas reguladoras sobre ambientes barulhentos


Como dissemos anteriormente, a exposição constante a ruídos no ambiente de trabalho pode causar uma série de problemas à saúde dos trabalhadores.


Dessa forma, é algo que deve preocupar não apenas os colaboradores expostos a essas condições, mas toda a coordenação da empresa, que precisa entender o que diz a legislação trabalhista sobre o tema.


De acordo com a legislação brasileira trabalhista, o nível de ruído no ambiente de trabalho não deve exceder a 80 decibéis. Até esse nível, o trabalhador poderá ser exposto durante 8 horas, sem necessidade de proteção.


Porém, a partir de 80 decibéis (dB), a lei determina que para cada 5 dB de elevação, as horas de exposição do trabalhador precisam diminuir. Desta forma, se o ambiente tiver barulhos de até 85 dB, o funcionário poderá ficar exposto por 4 horas; para 90 dB, por 2 horas, e assim sucessivamente.


Norma Regulamentadora (NR) 15


Já a Norma Regulamentadora (NR) 15, no Anexo 1, estabelece outros limites de tolerância para ruído no ambiente de trabalho, mais especificamente para o contínuo ou intermitente.


O ruído contínuo é aquele produzido continuamente e pode ser causado por máquinas que funcionam sem parar. Já o intermitente é um ruído que aumenta e diminui de forma rápida.


Para ambos, a NR 15 estabelece um tempo de exposição quando há um aumento do nível de ruído. Assim, para 85 decibéis, a máxima exposição diária permitida é 8 horas de trabalho; para 86 dB, 7 horas; 87 dB, 6 horas, e assim por diante.


E o empregador que desrespeita as normas de proteção?


O uso de equipamentos auriculares de proteção é obrigatório quando o ambiente de trabalho excede 80 decibéis. A empresa deve fornecer esses equipamentos aos funcionários sem nenhum custo.


No entanto, em situações onde o trabalhador dispensa o uso dos aparelhos ou desrespeita as normas trabalhistas de segurança, a empresa pode puni-lo com uma advertência. Também há a possibilidade de suspender as suas atividades, e, em casos extremos, dispensá-lo por justa causa.


Problemas que ambientes barulhentos podem causar

Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR)


A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), é uma das principais doenças ocasionadas pela exposição constante em ambientes ruidosos. Ela é caracterizada por acontecer de forma progressiva e irreversível, e, embora não leve à surdez total, a redução da capacidade auditiva é bem perceptível.


No ambiente de trabalho, a PAIR pode ser ocasionada pela exposição de ruídos acima de 85 decibéis e por vibrações constantes.


Em razão da sua gravidade, é fundamental que o colaborador fique atento a sintomas como zumbido no ouvido, tontura, dor de cabeça constante e dificuldade de compreensão da fala. Em casos de perdas muito agressivas, a doença pode impossibilitar o seu desempenho profissional.


Atuação profissional


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ruído excedente é um dos fatores ocupacionais que mais geram incapacidade. Porém, o barulho excessivo também pode comprometer outra área além da saúde: a profissional.


Um estudo feito pelo jornal britânico British Medical Bulletin, mostrou que a queda na produtividade é um dos principais fatores desenvolvidos pela exposição a ruídos acima do limite.


Além disso, em situações nas quais o trabalhador executa uma atividade na qual exige muita concentração, o barulho intenso pode atrapalhar o seu desempenho na tarefa.


Ações para reduzir o ruído no ambiente de trabalho e garantir a saúde do trabalhador


Para evitar problemas como esses, existem algumas ações que podem reduzir o ruído no trabalho e garantir a saúde e o bem-estar do colaborador.


Realizar avaliações de audiometria frequentemente e monitorar a exposição ao ruído, por exemplo, são medidas que ajudam a minimizar os problemas citados anteriormente.


Fornecer a proteção adequada ao trabalhador é fundamental. E é sobre isso que falaremos agora.


Fones com tecnologia avançada para proteger audição


Os equipamentos de proteção individual (EPI) são obrigatórios para qualquer funcionário exposto a níveis superiores ou igual a 85 decibéis.


Hoje, no mercado, existem diversas opções de protetores auditivos que vão além daqueles que já conhecemos, que também são muito eficazes.


Nós, do Grupo Ferrante, oferecemos fones com cancelamento de ruídos que proporcionam mais conforto, segurança e facilidade de uso ao trabalhador.


Tecnologia de transdutor de têmpora


Além dos fones oferecidos pela Ferrante serem compatíveis com os rádios móveis e portáteis, alguns deles ainda possuem a tecnologia de transdutor de têmpora, como o Headset PTT Motorola.


O transdutor de têmpora é uma tecnologia que faz com que a emissão de som em frequências seja retransmitida pelos ossos do crânio e cheguem até ao ouvido interno.


Quando conectado em algum rádio portátil, além de ajudar na comunicação, ainda protege a audição do trabalhador em lugares onde há maquinário pesado ou em locais naturalmente barulhentos.


Conte conosco para garantir proteção e segurança a sua equipe! Entre em contato com o Grupo Ferrante para que possamos te ajudar a escolher o tipo de fone certo para o seu modelo de rádio.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo