top of page
  • Foto do escritormarketing7752

Principais acessórios para radiocomunicadores


Os radiocomunicadores são equipamentos que, por si só, oferecem inúmeras vantagens às empresas. Quando se investe em um bom sistema de comunicação via rádio, organizações de diversos segmentos ganham em produtividade, agilidade, integração entre equipes e muitos outros benefícios.


Apesar do equipamento já apresentar um excelente desempenho e atender às empresas de todos os portes, os usuários podem aumentar ainda mais o seu potencial por meio dos acessórios exclusivos para rádios. Além de proporcionar uma comunicação clara, eles oferecem maior flexibilidade, privacidade e praticidade durante o seu uso.


Quer saber quais são esses acessórios e quais funções eles desempenham? Fique com a gente até o final e veja quais apetrechos são indispensáveis em um radiocomunicador.


Acessórios para rádios: por que são importantes?


Se você investiu em radiocomunicadores para sua empresa recentemente, essa pode ser uma dúvida sua. Afinal, se, sozinhos, os rádios já conseguem transmitir uma comunicação clara, ágil e sem ruídos, por que é necessário usar acessórios complementares?


A resposta é simples: para melhorar o desempenho dos aparelhos e oferecer mais praticidade ao usuário. Alguns desses itens são usados para melhorar a qualidade do áudio, ampliar o sinal do equipamento e permitir que ele continue funcionando. Outros vão protegê-lo de quedas e dar segurança durante o seu transporte.


Assim, o objetivo dos acessórios é aumentar a eficiência dos rádios e tornar o seu uso mais fácil pelos colaboradores. Como resultado, temos equipes de trabalho mais satisfeitas, produtivas e funções desempenhadas facilmente com o suporte oferecido pelos radiocomunicadores.


Acessórios mais usados para radiocomunicadores


A lista de acessórios inteligentes para rádios é grande. Porém, existem alguns itens indispensáveis para todos que investem nesse equipamento de comunicação. Listamos quais são eles e as funções que cada um desempenham nos tópicos a seguir.


1. Fones de ouvido


Os fones de ouvido para radiocomunicadores têm a principal função de proporcionar uma audição privada ao usuário, o que é extremamente importante para os momentos em que é necessário manter a discrição. Dessa forma, somente o receptor pode ouvir a mensagem, evitando qualquer tipo de problema pelo vazamento de informações confidenciais.

No mercado, existem diversos modelos de fones de ouvido que atendem às necessidades dos usuários. Uma dessas opções são os auriculares de condução óssea, usados para transmitir vibrações sonoras no ouvido interno, garantindo que a comunicação não seja prejudicada se o operador estiver em um ambiente ruidoso.

Outra alternativa também muito usada são os headsets, equipamentos sem fio que oferecem praticidade durante o uso e reduz ruídos, deixando a troca de informações mais clara.


2. Microfones


Não muito diferente dos fones, os microfones também têm o objetivo de garantir clareza nas comunicações via rádio. Ao acoplá-lo no aparelho, o receptor consegue entender com exatidão a mensagem transmitida pelo emissor, já que o som sai mais limpo, sem ruídos ou abafamentos.

Alguns, inclusive, são usados por essa funcionalidade de cancelamento de ruído interno ou externo, opção fundamental para lugares com essa característica. Os instrumentos de áudio com essa tecnologia fazem o ajuste automático do volume da transmissão de acordo com o local onde o usuário está, o que evita que o receptor não compreenda a mensagem ou precise ajustar o volume.


3. Antenas


Outro acessório indispensável para radiocomunicadores são as antenas. Além de garantir clareza na recepção e transmissão de informações, elas melhoram a qualidade do sinal e permitem que ele pegue até em lugares mais afastados. Assim, nos casos de emergências, o usuário consegue solicitar ajuda rapidamente, evitando problemas maiores e graves.

Alguns modelos de antenas oferecem uma cobertura maior. Por isso, antes de adquirir o instrumento, é importante verificar qual irá atender melhor a sua necessidade e oferecer uma flexibilidade maior na comunicação.


4. Acessórios para transporte do rádio


Diferente dos acessórios já mencionados, os destinados para transporte são desenvolvidos para garantir a segurança dos rádios durante o seu transporte. Existem capas e suportes que permitem a acomodação do aparelho sem prejudicar ou obstruir a saída de áudio. Dessa forma, a clareza na troca de informações permanece a mesma.

Com esse suporte, o operador pode carregar o aparelho de rádio de forma mais prática e, dependendo do modelo escolhido, ficar de mãos livres para desenvolver suas atividades tranquilamente, sem falhas na comunicação entre sua equipe.


Compre somente acessórios originais para seu radiocomunicador


Quando se trata de acessórios para equipamentos eletrônicos, muitas pessoas optam por comprar os que são falsificados pelo valor inferior aos originais. Sejam fones de ouvido para celulares, controles remotos universais para televisão, carregadores para smartphones e outros instrumentos baratos.

Apesar de ser compreensível, já que nem todos têm condições de investir em produtos originais, a atitude não é tão interessante se pensarmos que a qualidade deles será sempre inferior, assim como a sua vida útil. Em alguns casos, os acessórios podem até danificar o aparelho.

Os acessórios paralelos também não são fiscalizados, assim, podem ter níveis de radiação maiores e até metais pesados na composição, o que traz prejuízo até para a saúde.


A mesma coisa acontece com os rádios quando usados apetrechos falsificados. Eles podem comprometer o funcionamento do equipamento e, consequentemente, a comunicação entre os colaboradores de uma empresa. Em situações de risco, o seu uso pode colocar a vida de uma pessoa em perigo pelo mau funcionamento de um microfone ou fone de ouvido, por exemplo.

Por isso, sempre opte por comprar acessórios originais para seu radiocomunicador. Essa é uma forma de proteger seus colaboradores e garantir o seu pleno funcionamento.


Acessórios para radiocomunicadores com o Grupo Ferrante


Agora que você já sabe quais são os principais acessórios para rádios e suas funcionalidades, não deixe de adquiri-los. Como você pôde ver, eles são essenciais em diversas situações e atendem a diferentes necessidades.

No Grupo Ferrante, temos um catálogo completo com opções variadas de produtos originais Motorola para otimizar o desempenho do seu rádio e dar mais praticidade durante o seu uso.


Acesse nosso catálogo e escolha os ideais para você e sua equipe.

8 visualizações0 comentário
bottom of page