• Grupo Ferrante

Grupo Ferrante começa a implementar setor P&D para oferecer soluções inovadoras e eficientes



A inovação é uma das grandes responsáveis pelo crescimento de uma empresa. Antes vista como um diferencial competitivo, hoje ele se tornou uma ferramenta necessária para o desenvolvimento de um negócio.


Nesse contexto, o setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) - que tem como foco a inovação - passou a ser implantado em diversas organizações, inclusive no Grupo Ferante (GF).


A ideia de ter o setor de P&D no GF foi do engenheiro mecatrônico Luís Felipe Sartori. A sugestão foi muito bem aceita pelo diretor-geral da empresa, Lucas Ferrante. Desde então, eles, Alessandro Natal, gestor do GF e Rodrigo Perroni, gestor do colaborador e de operações, têm trabalhado para que o setor seja implementado da melhor maneira possível.


Quer saber o que faz o setor de P&D dentro de uma empresa e como surgiu a ideia da implementação no Grupo Ferrante? Acompanhe o artigo até o final e conheça a importância desse departamento.


Iniciativa de colaborador do Grupo Ferrante


Muitas são as empresas que investem em um setor de P&D. Gigantes da tecnologia - como o Google e a Apple - em que a inovação é o pilar central, investem milhares de dólares em P&D. Porém, em razão das vantagens oferecidas pelo setor - sobre as quais falaremos mais adiante - organizações de outros segmentos também passaram a implementá-lo, visando melhorias em seus processos internos, produtos e serviços.


No Grupo Ferrante, a criação do setor de P&D foi uma iniciativa de um dos funcionários da empresa, o engenheiro mecatrônico Luís Felipe Sartori. De acordo com o engenheiro, a ideia da implementação já estava em mente desde que ele começou a entender a fundo os processos e o funcionamento dos projetos do GF.


Mas, como toda ideia precisa de tempo para ser desenvolvida, o colaborador apresentou, primeiro, o escopo do projeto para gestor do GF, Alessandro, que o ajudou no processo de lapidação antes de apresentar a proposta final para o CEO da empresa.


“Quando ganhei mais espaço, consegui expor o potencial que o P&D teria dentro do GF com o foco sempre no futuro e expansão para as áreas de automação, além da possibilidade de gerar mais oportunidades de negócio”, ressalta Luís Felipe.

Alessandro conta que o setor ainda está em fase de implantação, mas que tudo tem sido feito para que o P&D do Ferrante nasça completo.


“O objetivo é que o departamento nasça bem estruturado, com corpo, alma, tudo que precisa para ser implantado da maneira correta. Estamos providenciando equipamentos, espaço físico e tudo mais que é necessário para o setor. O Luís Felipe tem uma aptidão muito grande para criar novas soluções, consideramos que é uma ótima oportunidade para aprimoramento dos serviços e inovação, é um projeto promissor. Embora em fase de implantação, algumas coisas já estão acontecendo”, afirmou Alessandro.

Objetivos do Grupo Ferrante com o setor de P&D


Uma das funções do setor de Pesquisa e Desenvolvimento é desenvolver novas soluções para revolucionar produtos e serviços de uma empresa, com o objetivo de que ela conquiste uma boa visibilidade no seu mercado de atuação.


No Grupo Ferrante, uma das nossas políticas é “melhorar continuamente o planejamento e a implementação dos processos de gestão da qualidade”.


Com isso em mente, o engenheiro e idealizador do P&D no GF, afirma que “para uma empresa focada em crescimento, como o Grupo Ferrante, é imprescindível acompanhar e se atualizar com as novas tecnologias. Dessa forma, é possível atender e oferecer soluções de forma satisfatória com as necessidades requeridas.”


É isso que se pretende com o departamento de P&D na empresa. “Desenvolver e oferecer soluções que encantem nossos clientes e torne mais prático o seu dia a dia”, ressalta Luís Felipe. Com esta ação, a empresa conquista aquilo que mais deseja: a expansão do seu nome no mercado.


Rodrigo Perroni ainda ressalta a constante e rápida evolução da tecnologia em radiocomunicação.


“Na nossa área de atuação a tecnologia está avançando muito rápido, com isso temos que estar ligados às inovações que nossos fornecedores e parceiros apresentam a nível mundial. Para isso, temos que ter um departamento que atenda a necessidade de nossos clientes e apresente as inovações”.


O que faz o setor de Pesquisa e Desenvolvimento?


Como explicamos anteriormente, o departamento de P&D é o responsável pelo desenvolvimento de novas soluções, produtos e serviços de uma empresa.


É nesse setor que ocorre a junção entre a pesquisa - usada para a descoberta de novos conhecimentos - e desenvolvimento - fase em que os conhecimentos obtidos são colocados em prática. De maneira geral, o P&D reúne informações acerca das necessidades dos clientes e elabora produtos e serviços para atendê-los. Como resultado, além de criar fontes de receita, faz com que a organização cresça no mercado e seja mais útil para os clientes.


Mas, para isso, o setor precisa estar sempre em busca de novas soluções. O engenheiro do GF, Luís Felipe, afirma que já desenvolveu dois projetos para o P&D, que ainda estão em fase de testes. “Um é sobre chamada de emergência por smartwatch via TRBOnet e o outro é um aviso de motor ocioso e porta aberta via TROnet”, conta.


As demais funções do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento são:

  • Pesquisa de marketing;

  • Pesquisas internas;

  • Desenvolver soluções internas;

  • Desenvolver produtos e melhorias.

Importância do setor P&D para empresas


O setor de P&D é fundamental para todas as empresas, independente do segmento. Além de contribuir para o crescimento do negócio, ele ainda oferece outras vantagens. Confira quais são.


Competitividade no mercado


Como sabemos, a competitividade é um fator de destaque no mercado, no qual empresas buscam sempre oferecer o melhor produto com um bom custo-benefício. Nesse sentido, ao investir em inovação, as empresas adquirem vantagem no mercado de atuação, uma vez que melhoram de forma significativa a qualidade e a produção dos seus serviços.


Formação e captação de colaboradores


A instituição que investe em Pesquisa e Desenvolvimento contribui para a formação dos seus colaboradores, mesmo daqueles que não fazem parte do setor, mas que têm contato com as novidades de alguma forma. Afinal, quanto mais capacitados, mais inovadores serão os profissionais.


Dessa forma, eles são preparados e capacitados para enxergar e propor oportunidades de inovação na empresa.


Produtos e serviços com mais qualidade


Com o departamento de P&D, a organização enxerga com mais facilidade aquilo que chegou recentemente no mercado e que tem potencial para agradar seus clientes. Isso faz com que ela procure mais informações sobre o seu público e aprenda a criar soluções para atendê-los, por meio da melhoria contínua de suas atividades.


Consequentemente, a qualidade dos seus produtos se torna melhor, garantindo benefícios ao consumidor.


Nós do Grupo Ferrante, esperamos atender nossos clientes da melhor maneira possível com as soluções desenvolvidas pelo novo departamento de P&D. Iremos trabalhar para isso!


7 visualizações0 comentário
whatsapp-logo-1.png