top of page
  • Foto do escritormarketing7752

LTE: leve conectividade para o campo

A verdade é que a tecnologia trouxe mudanças significativas para o setor agrícola. Isso acontece porque a conectividade no campo aumenta a rentabilidade do produtor e melhora a precisão do plantio.


Atualmente, os produtores rurais possuem maior acessibilidade para fazer previsões mais precisas sobre seus cultivos e automatizar alguns processos operacionais.


Contudo, apesar de seus inúmeros benefícios, a conectividade atrelada à tecnologia em áreas rurais ainda é um desafio no Brasil.


Neste artigo, vamos te mostrar um recurso chamado LTE e quais os impactos que ele traz ao produtor rural no dia a dia. Além disso, o produtor também vai ficar por dentro das soluções tecnológicas no campo e as suas vantagens.




O que são soluções tecnológicas agrícolas?


São tipos de processos que automatizam a vida no campo, alguns exemplos são biotecnologia, drones agrícolas e agricultura de precisão. Ou seja, processos que estão em busca de ajudar o produtor rural a obter melhores resultados em suas lavouras.


Uma pesquisa realizada entre Embrapa, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou que 84% dos agricultores brasileiros já utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção agrícola.


Conheça o LTE, a tecnologia que vai revolucionar o seu negócio


O LTE faz parte das tecnologias desenvolvidas por empresas de tecnologia para promover soluções para locais em que há pouca cobertura de internet.


Assim, tem o propósito de oferecer banda larga adequada para a transmissão simultânea de dados em tempo real, em setores como agronegócio, energia e mineração.


Certo, mas de que forma o LTE atua em uma produção agrícola? O LTE nada mais é do que uma tecnologia. O da Furukawa, oferecido em parceria com o Grupo Ferrante, também conta com Sistemas de Informação Geográfica (SIG), pois utiliza dados georreferenciados.


Esses dados coordenam geográficas de cada ponto para localização no globo terrestre.

Quem nunca utilizou o Google Maps ou Waze para se localizar? Então, esse software age pelo mesmo princípio.


Esses aplicativos são responsáveis por utilizar diversos satélites para calcular nossa localização no globo terrestre.


O LTE oferece ao produtor rural, por exemplo, o acompanhamento completo da situação de sua lavoura em tempo real e a qualquer momento do dia.


Assim, receber informações atualizadas a qualquer hora sobre seu negócio se tornou real. O produtor adquire maior controle das atividades realizadas em campo, construindo controle da sua produção e aumento do cultivo.


Além disso, o LTE tem fácil configuração, leitura geográfica feita através dos UEs via GPS (Global Positioning System) , modulação adaptativa e compatibilidade com antena omni ou direcional.


O wi-fi integrado ao LTE leva rede banda larga de qualidade para a sua produção com um clique. Sua alocação é dinâmica e age conforme demanda de aplicação, sendo assim uplink/dowlink, ou seja, a comunicação feita do satélite para o solo ou do solo para o satélite.


A localização por satélite funciona baseada na premissa de constelações. Atualmente, o GPS possui 30 satélites em órbita operacionais e seu posicionamento ficou conhecido pela triangulação de 4 satélites em órbita.


Em uma linguagem mais técnica, o LTE possui 250 MHz, uma unidade de frequência que traduz milhão de Hertz, com potência de TX = 1W e consumo de 25/30 W seu multiserviço possui até 15 Mbps, ou simplesmente “mega”, é a abreviatura de megabit por segundo.


O LTE também possui outras aplicações em sua produção, listamos algumas delas abaixo:


  • Mapa de colheita, nutrientes do solo, pragas e declividade;

  • Interpolação de dados;

  • Análise quantitativa do acúmulo de nutrientes;

  • Mapa das culturas em 3D;

  • Visualização de fazendas;

  • Curvas de nível.


Comparado a outras soluções, o LTE privado fornece 500% mais banda e quatro vezes mais cobertura.


Dessa forma, algumas das vantagens que essa solução tecnológica proporciona ao produtor são:


Aumento na produtividade


A partir de processos mais aperfeiçoados, haverá um ganho para a produção a longo prazo. Com esses avanços é possível detectar os gargalos na produção e, assim, aumentar os hectares de plantação.


Esse aumento está relacionado a agilidade do trabalho no campo. Afinal, com mais rapidez nos processos, o aumento da produtividade do seu produto acaba sendo uma consequência.


É fato que uma produção não pode parar. Imagine perder horas de produção, devido a falha na automatização de processos? Certamente não é o sonho de nenhum produtor rural.

Por isso, se a ideia é não ficar para trás, o acesso à internet vai te garantir a possibilidade de automatizar certos processos como, controle de equipamentos, monitoramento de dados e comunicação facilitada.


Assim, com mais informações sobre sua colheita fica fácil tomar as decisões certas.

Implementação de processo mais sustentáveis


O emprego das TCIs, sigla para Tecnologias da Informação e da Comunicação, na agricultura, representam um avanço em direção a uma agricultura mais sustentável.


A implantação de tecnologias de informação na lavoura aprimora as condições de produção e comercialização.


Além disso, atua diretamente no acesso aos mercados e à informação em tempo real.

Menos desperdícios


Ter a tecnologia como sua parceira na produção significa precisão nas decisões e maior controle dos seus gastos.


Isso porque as soluções digitais possuem o objetivo de reduzir desperdícios e gastos, de forma a possibilitar melhores momentos de negociação, diminuição de burocracia e melhora nas condições do seu estoque.


Desse modo, com a automação a partir do uso da internet, o produtor evita desperdícios com sua produção, ao passo que reduz seus gastos com manutenção e mão de obra.


O melhor das soluções tecnologias na sua produção


Como você pode perceber, o uso de tecnologias no agronegócio é fundamental para quem busca resultados positivos e melhorias constantes.s


A missão do Grupo Ferrante é levar conectividade entre áreas, negócios e pessoas. Por isso, estamos unidos com à Furukawa para oferecer o LTE às empresas e propriedades rurais com dificuldades relacionadas à cobertura de dados.


O trabalho do agricultor merece permanecer com qualidade, informação e agilidade. Se você também concorda com nossa iniciativa e a falta de conectividade é um problema no seu negócio entre em contato para desenvolver seu projeto de LTE.





44 visualizações0 comentário
bottom of page