• marketing7752

Como aumentar a segurança em ambiente de trabalho


A segurança é uma das prioridades básicas de qualquer empresa, pois envolve não apenas a preservação do patrimônio, mas a integridade física de todos os colaboradores. No entanto, para manter um local seguro, é necessário recorrer aos recursos tecnológicos adequados e instruir a equipe na tomada de ações rápidas em caso de incidentes ou situações que apresente riscos aos profissionais.


Neste artigo, mostramos como aumentar a segurança em ambiente de trabalho e a importância de oferecer um local saudável e protegido aos funcionários. Fique com a gente até o final e veja quais ferramentas podem te ajudar nessa missão.


Importância da segurança em ambiente de trabalho

Quando o assunto é segurança no trabalho, alguns pontos devem ser considerados para que a empresa ofereça um ambiente de trabalho seguro e saudável aos seus colaboradores. Seguir às normas estabelecidas por órgãos regulamentadores, como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) está entre eles. É importante que as empresas estejam, obrigatoriamente, de acordo com o que a organização estabelece, considerando as especificidades de seu segmento.

No entanto, promover um local de trabalho mais seguro não está relacionado apenas às condições legais, e sim com uma melhoria das condições de trabalho, preservação da integridade física da equipe e economia, tanto para o funcionário quanto para o negócio. A segurança nesses ambientes também proporciona outras vantagens.


Motivação

A preocupação da empresa em manter um local de trabalho seguro reflete diretamente no comportamento dos colaboradores. Ao se sentirem protegidos e valorizados, eles se sentem motivados para exercerem suas atividades. As ações que visam o bem-estar da equipe é sentida, principalmente, no clima organizacional, o que os incentiva a realizarem as tarefas de forma organizada e com qualidade.


Reduz custos

Empresas que investem em ações para manter o ambiente de trabalho seguro também ganham em redução de custos. Normalmente, essas medidas exigem um investimento inicial, mas que, sem dúvidas, vale a pena.


A economia se dá, primeiramente, com a diminuição de gastos relacionados às licenças médicas e indenizações, já que as chances dos profissionais se acidentarem enquanto realizam suas atividades serão menores. Essa redução de custos também acontece pelo aumento da produtividade, proporcionada pelo engajamento da equipe em trabalhar em uma organização que se preocupa com a sua saúde e bem-estar.


Assim, com funcionários engajados e ao oferecer condições seguras de trabalho, os projetos e demandas serão entregues em tempo hábil, sem atrasos, evitando possíveis perdas financeiras.


Melhoria da imagem corporativa


Investir em ações que garantam melhores condições de trabalho aos colaboradores, o que envolve saúde e segurança, também melhora a imagem da empresa diante da própria equipe e da comunidade. Desta forma, ela conquista, por exemplo, o respeito dos clientes e um melhor posicionamento no mercado.


Além disso, essa visão mais positiva funciona como uma importante aliada para o negócio se tornar uma referência no seu segmento. Assim, ele consegue se posicionar como uma das melhores marcas e atrair novos clientes.


Dicas para aumentar a segurança no trabalho

Se você chegou até aqui, é porque, provavelmente, procura por formas de aumentar a segurança em ambiente de trabalho e manter seus colaboradores protegidos. Nos tópicos abaixo, separamos cinco principais dicas para você inserir na sua rotina e do seu negócio.


1. Exija o uso de EPIs


Essa é uma das dicas de segurança no ambiente de trabalho que pode parecer um pouco óbvia, mas ainda é muito negligenciada.


Se a sua empresa realiza tarefas que exigem o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), normalmente as atividades que representam riscos físicos, químicos e biológicos, certifique de fornecê-los e de garantir que todos os profissionais utilizam de forma correta. O ideal é manter uma supervisão constante para assegurar que eles serão usados diariamente pela equipe.


O objetivo de acessórios como capacetes, luvas, respiradores e óculos é minimizar os risos e resguardar a integridade física do funcionário. Assim, caso seja necessário, estimule o companheirismo e senso de responsabilidade entre os colegas de setor para que, mesmo quando a supervisão não for realizada, eles mesmos possam atuar reforçando a importância do uso da proteção.

2. Treine seus colaboradores

Você pode até investir em um sistema de segurança eficaz, mas de nada adiantará se seus colaboradores não souberem agir diante de uma situação de emergência. Por isso, é necessário orientá-los sobre as medidas que devem ser tomadas diante de diversos tipos de incidentes.


Um bom treinamento torna os acontecimentos mais previsíveis e prepara a equipe para os possíveis imprevistos. Além disso, o time responsável pelo setor de segurança pode elaborar planos mais assertivos e garantir a proteção dos colaboradores e dos bens da empresa.


3. Tenha um sistema de comunicação eficiente

Ter um bom sistema de comunicação é um dos princípios para aumentar a segurança no trabalho. Afinal, por meio de equipamentos que permitam uma troca de informações rápida, clara e sem interferências, como os radiocomunicadores, é possível manter a integração entre os setores da empresa. Isso significa que qualquer incidente pode ser rapidamente identificado e comunicado aos superiores, para que eles possam tomar as medidas necessárias antes que gere mais problemas e cause danos à equipe.


Os rádios também possibilitam que os colaboradores acionem rapidamente os profissionais do setor de segurança em situações de risco. Assim, eles podem agir imediatamente e evitar que os acontecimentos saiam do controle.


4. Controle quem entra e sai da empresa

Outra dica é controlar as pessoas que entram e saem da empresa. Dessa forma, o local fica menos vulnerável a sujeitos mal-intencionados durante o expediente. Para isso, você pode usar crachás, digitais em catracas e uniformes, além de ter um profissional responsável por monitorar ao longo do dia.


Essa ação não apenas dificulta a entrada de pessoas indesejadas, mas também transmite mais segurança aos colaboradores, o que é fundamental para promover um ambiente de trabalho mais saudável.

5. Invista em monitoramento de frotas

O monitoramento de frotas é outra alternativa para quem deseja oferecer mais segurança à equipe. Trata-se de um conjunto de tecnologias que permite acompanhar o status dos veículos e ocupantes em tempo real, com base em ferramentas responsáveis por avaliar o comportamento dos condutores, passageiros e cargas.

Com esse controle de frotas, é possível:

  • Mapear problemas e deficiências nas rotas.

  • Evitar riscos de acidentes e gastos desnecessários.

  • Avaliar o desempenho e o perfil do motorista.

  • Verificar rotas (distância percorrida, endereços e datas relacionadas a cada localização).

  • Evitar ações de terceiros durante as viagens.

  • Acompanhar o histórico de viagens (paradas, velocidade percorrida, movimento e desligamento dos veículos).

Conte com o Grupo Ferrante para aumentar a segurança em ambiente de trabalho

Agora que você já sabe da importância de oferecer um ambiente de trabalho seguro, não deixe de colocar em prática nossas dicas e investir em recursos que te ajude nessa missão.


No Grupo Ferrante, você encontra os melhores radiocomunicadores para manter a qualidade na troca de informações entre equipes e integrar os setores da sua empresa.

Também oferecemos as ferramentas necessárias para um monitoramento de frotas completo, que garanta a segurança dos profissionais em viagens que utilizem os veículos do negócio.



Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!



5 visualizações0 comentário
whatsapp-logo-1.png