top of page
  • Foto do escritormarketing7752

Benefícios da Manutenção Preventiva das Torres!

Atualizado: 13 de fev. de 2020

- Aumento da Vida Útil

- Segurança

- Qualidade na Comunicação

- Custo Benefícios

- Reparos com maior qualidade e rapidez


Em um mundo ideal, a manutenção de torres metálicas deveria ser considerada antes mesmo da construção da estrutura. Mas temos ciência de que apesar de fundamental, nem todas as empresas se atentam a este ponto. Por isso, trouxemos algumas reflexões que nos levam a antecipar custos que podem ser minimizados se você se preocupar desde já com a manutenção de torres.

Como qualquer outra estrutura metálica, as torres necessitam de manutenção preventiva e periódica . A manutenção de torres metálicas deve ser uma tarefa rotineira em qualquer empresa. Afinal, quando imprevistos acontecem, a causa de acidentes pode estar na própria infraestrutura.

Além disso, a interrupção de serviços por falta de manutenção da estrutura metálica ocasiona perdas financeiras e até de credibilidade por parte da empresa. Sem mencionar problemas que colocam em risco a integridade física dos colaboradores.

Tudo isso pode acarretar em altos custos para reparo de equipamentos. Ou em serviços de saúde, que podem ultrapassar o que seria investido na manutenção preventiva da torre metálica.

Neste sentido, as diligências técnicas são um grande recurso para identificar o estado físico em que se encontra a infraestrutura da torre, incluindo estrutura vertical, carregamento, estado físico dos equipamentos de energia, aterramento, muro, alambrado, dentre outros aspectos.

Já pensou o que seria da torre mais emblemática do mundo se, desde os primórdios, não houvesse preocupação com a manutenção de sua estrutura? Para se ter uma ideia, poucos se atentaram, mas a Torre Eiffel já mudou de cor algumas vezes não apenas pela estética, mas também com objetivos de conservação.


O que considerar na manutenção de torres metálicas

Cada projeto é único, portanto, as necessidades de avaliação podem variar. Mas no nosso entendimento, alguns pontos são cruciais no projeto de manutenção da estrutura metálica. São eles:

- Balisamento - torre, poste, mastro, cavalete ou similar;

- Substituição de peças ou módulos similares;

- Reaperto de parafusos dos módulos e anti torção ;

- Tensionamento, Inspeção e substituição de cabos de aço dos Estaios;

- Substituição de equipamentos agregados a torre, Links, Antenas etc...

- Realinhamento da torre;

- Verificação das bases de sustentação, sinaleiro, alças pré-formadas, parafusos e esticadores;

- Troca da Lâmpada do Balizamento

- Confecção de novas bases;

- Conserto de aterramento;


Se ainda restam dúvidas a respeito da importância da manutenção de torres metálicas, lembre-se de que isto contribui para a durabilidade e longevidade da mesma, evitando a degradação da estrutura. Mesmo sendo extremamente resistente, a ferragem tende a sofrer corrosão com o passar do tempo.

367 visualizações0 comentário
bottom of page