top of page
  • midiasocialroberta

Agricultura de precisão: vantagens e ferramentas que ajudam no sucesso do plantio

O agronegócio está entre as maiores potências econômicas do Brasil. A atividade é grande impulsionadora da economia no país, pois gera emprego, renda e abastece a mesa de milhões de brasileiros e de pessoas no mundo todo.


O setor da agricultura sempre apresentou bons índices de crescimento, mesmo antes da era digital “invadir” o campo e otimizar os métodos de plantio. Graças à tecnologia, o produtor rural consegue produzir mais, reduzir custos, causar menos impactos ambientais e promover o crescimento saudável dos produtos. É nesse cenário de inovação e mudanças que surge a agricultura de precisão.


Trata-se de um conjunto de ferramentas que permite gerenciar as informações do campo a partir do uso de recursos tecnológicos, com o objetivo de aumentar o rendimento do plantio e proporcionar melhores resultados.


Assim, a adoção de tecnologias de monitoramento é que garante lavouras produtivas, maiores retornos econômicos e sustentáveis à empresa ou produtor rural. Os softwares de gestão tornaram-se essenciais nessa tendência.


Para entender melhor sobre a importância dos recursos tecnológicos no campo, conversamos com o analista de planejamento e controle do Grupo Ferrante, Bruno Ferreira da Silva, que falou um pouco sobre as soluções oferecidas pela empresa para os profissionais do agronegócio.


Ficou curioso para saber quais são e como eles ajudam nessa prática? Fique com a gente até o final e veja como elas são fundamentais para uma agricultura de precisão bem executada e com resultados positivos. Acompanhe!


Afinal, o que é agricultura de precisão?


Há alguns anos, os processos agrícolas eram realizados com ferramentas rudimentares, fabricadas de forma artesanal em madeira e ferro. Porém, com o passar do tempo, houve uma grande modernização no setor, com o surgimento de equipamentos mecânicos que facilitavam a vida do produtor rural e garantiam mais produtividade.


Hoje, no entanto, vemos o setor passando por um processo de automação, com dispositivos altamente tecnológicos, computadores avançados e sistemas de gestão que monitoram as operações, diminuem o desperdício e aumentam a produção das lavouras.


De forma resumida, é disso que se trata a agricultura de precisão. Trata-se de uma prática que utiliza ferramentas tecnológicas de monitoramento, que ajudam o produtor rural a conhecer melhor o local de cultivo e a entender as necessidades nas áreas de plantação, a fim de estudá-las e ter retornos financeiros melhores.


Embora tenha chegado no Brasil apenas no início dos anos 90, por meio do uso de máquinas com receptores Global Navigation Satellite System (GNSS), a técnica, hoje, ganhou forças e foi adotada por diversas empresas e produtores que desejam ter lavouras mais produtivas.


Vantagens da agricultura de precisão


De acordo com pesquisas recentes, o uso correto da agricultura de precisão pode garantir um aumento de até 67% no rendimento do cultivo. Porém, o produtor rural ou empresa que adota essa prática não ganha apenas em produtividade. Ela proporciona muitos outros benefícios, como mostraremos agora.


Evita desperdícios


Sem dúvidas, uma das principais vantagens da agricultura de precisão é evitar desperdícios. Afinal, com a ajuda de sistemas especializados, o agricultor consegue ter um controle maior dos seus insumos e fugir dos gastos excessivos com irrigação e fertilizantes, por exemplo. Ao usar as técnicas adequadas, é possível usar apenas o necessário para cada atividade.


Causa menos impactos ao meio ambiente


Outro grande benefício de usar a tecnologia nas atividades agrícolas é a redução de danos ao solo e ao meio ambiente. Isso porque, esses sistemas, normalmente, evitam a utilização excessiva de água e outros produtos que, em excesso, podem causar impactos negativos à terra cultivada e à natureza.


Bom retorno financeiro


Para muitos, essa pode ser a vantagem mais atrativa de investir na agricultura de precisão. Com uma lavoura mais produtiva, os ganhos financeiros também aumentam. Segundo estudos, o lucro pode chegar a até 20%.

Além disso, essa prática proporciona:

  • Tomada de decisões mais rápidas e assertivas;

  • Maior longevidade ao solo;

  • Diminuição de custos da produção;

  • Melhor controle de pragas;

Principais tecnologias da agricultura de precisão


Como mostramos, a agricultura de precisão é toda ação que objetive garantir condições ideais à lavoura, seja por meio de aplicação de defensivos, monitoramento de pragas, irrigação, entre outros.


Para isso, é essencial que o agricultor utilize equipamentos modernos que o ajude em cada uma dessas funções. São eles os responsáveis por assegurar uma lavoura produtiva. Assim, o produtor pode usar:

  • Drones: usados para capturar imagens do plantio. Eles oferecem informações estratégicas e facilitam o levantamento de dados.

  • Sensores: realizam o diagnóstico de variabilidade do solo (identifica fluxo de pragas, diferenças climáticas e até erro no manejo de insumos).

  • Tratores, adubadores, pulverizadores: normalmente, eles são conduzidos por geolocalização e controlados remotamente por softwares para agricultura de precisão.

  • Controle de aplicação de insumos: permite que seja aplicado o insumo somente quando necessário e no local indicado, o que evita desperdícios.

  • Piloto automático: usado para redução de erros na operação da máquina.

  • Sistema de radiocomunicação digital: encurta distâncias, agiliza processos, oferece uma área de cobertura que pode chegar a 100% e melhora a comunicação entre os agricultores.

  • Computadores de bordo: mede em tempo real todas as atividades realizadas pelo operador em determinado momento. Pode ser instalado em colhedoras, tratores, caminhões

Computadores de bordo na agricultura de precisão: por que eles são importantes?


Como mostramos, os computadores de bordo estão entre as ferramentas mais usadas por produtores e empresas do setor na adoção da agricultura de precisão.

Mas por que, afinal?


O motivo é simples, pela facilidade e precisão que o equipamento oferece aos agricultores com relação às informações da lavoura. Com ele, é possível ter acesso aos dados de produção em tempo real, bem como se informar em casos de acontecimentos importantes no campo, como acidentes, incêndios, falhas nas máquinas, o que permite uma ação rápida e assertiva.


Computador de bordo Solinftec: informações precisas em tempo real


Dentre muitos equipamentos e empresas de tecnologias usadas no campo, a Solinftec se destaca como líder mundial e da América Latina por oferecer soluções agrícolas extremamente eficientes e fundamentais para a agricultura de precisão.


Além de softwares, a Solinftec oferece computadores de bordo para serem instalados em colhedoras, tratores e caminhões. De acordo com Bruno Ferreira, analista de planejamento e controle do Grupo Ferrante, esse dispositivo mede toda a performance e produção do operador, transmitindo informações em tempo real.


“Por meio da tecnologia, o sistema identifica se o operador está trabalhando, se está parado e, nesse caso, mostra os motivos de estar parado. O sistema também cria vários grupos produtivos, como os de manutenção mecânica, climáticos e logísticos”, conta.

Bruno também explica que essa transmissão em tempo real é feita pelo centro de operações agrícolas de cada empresa, que repassa as informações coletadas de minuto a minuto por meio de um sinal de internet ou por link de dados.


Vantagens do computador de bordo Solinftec


Além do monitoramento constante que informa à central sobre possíveis acidentes nas plantações ou falhas nas máquinas, o computador de bordo também é uma excelente ferramenta para reduzir custos, principalmente os de combustível.


Em casos em que o equipamento está parado, mas permanece com o motor ligado, por exemplo, o sistema é capaz de identificar essa ação e avisar o operador em tempo real, que desliga a máquina.


“É uma tecnologia que disponibiliza informações ricas para tomadas de decisão”, explica Bruno.

Piloto automático na agricultura de precisão: por que eles são importantes?


Outra tecnologia usada na agricultura de precisão é o piloto automático, presente nas máquinas agrícolas. Com esse recurso, os veículos conseguem se movimentar pelas plantações e realizar manobras com o mínimo de intervenção do operador.


Esses sistemas, normalmente, funcionam com a ajuda de uma antena que recebe sinais de satélites do GPS. Assim, a partir de trajetos pré-definidos via software, o equipamento é guiado automaticamente com grande precisão.


Piloto automático RTK: redução de custos na lavoura


Nesse universo da agricultura de precisão, o Grupo Ferrante, além de oferecer a instalação de computadores de bordo Solinftec, realiza a instalação das antenas para funcionamento do RTK, um piloto automático que compõe a máquina.


Segundo o analista de planejamento e controle do GF, o RTK é um complemento do computador de bordo, muito usado em plantações de cana-de-açúcar.


“Nessas lavouras, a ferramenta usada nas colhedoras, por exemplo, faz com que o operador atravesse o canavial sem que a máquina passe por cima das canas-de-açúcar. Para isso, é feito um mapeamento prévio da plantação e o piloto automático é guiado por meio das coordenadas desse projeto. É isso que evita o pisoteio das canas plantadas ali”, explica Bruno.

Vantagens do piloto automático RTK


Pode-se dizer que o principal benefício do piloto automático para clientes do segmento sucroenergético é a diminuição do desperdício e pisoteio da cana-de-açúcar.


Quando o canavial é preservado e não acontece esse processo em que a máquina passa por cima da plantação, a sua longevidade aumenta, garantindo uma colheita saudável por muitos anos. Isso sem falar na redução de custos, já que os trabalhadores não terão que se preocupar com o replantio da cana.


Grupo Ferrante: soluções em agricultura de precisão


Com o objetivo de ajudar as empresas e produtores rurais na implementação da agricultura de precisão, o Grupo Ferrante oferece as melhores soluções que contribuem para o crescimento e sucesso das lavouras.


Além de sistemas de comunicação completos e eficientes, nós realizamos a instalação de antenas para funcionamento do piloto automático RTK, e computadores de bordo Solinftec, uma de nossas grandes parceiras. Com eles, somente neste ano de 2021, fechamos cerca de mil instalações dessa tecnologia.


Também iniciamos um projeto, chamado “Matopiba”, que abrange várias regiões do Nordeste: Mato Grosso (MA), Tocantins (TO), Piauí (PI) e Bahia (BA). O intuito é levar essa ferramenta para os agricultores e empresas dessas regiões, junto com a Solinftec.


Assim, com essas ações, buscamos contribuir para o crescimento do agronegócio e da agricultura do nosso país.


Entre em contato conosco e invista em alguma de nossas soluções!


62 visualizações0 comentário
bottom of page